Em termos gerais, avanço dos gastos ainda é tímido
A consultoria BCG (Boston Consulting Group) ouviu 2 mil brasileiros no fim do ano passado e percebeu maior disposição para gastar, mesmo que ainda de forma tímida.
Segundo o levantamento, 13% dos consumidores revelam intenção de elevar seus gastos neste ano. No ano passado, esse índice era de 11%. Ainda é pouco, mas vale lembrar que é o primeiro crescimento desde 2010. “O índice de consumidores dispostos a gastar mais voltou ao nível de 2014”, lembrou Daniel Azevedo, sócio do BCG no Brasil.
Do total de entrevistados, 15% desejam manter os gastos no mesmo nível do ano passado. Essa intenção era percebida em 12% do público no estudo anterior. No entanto, a grande maioria dos consumidores brasileiros ainda quer economizar: 72% neste ano, quatro pontos percentuais de queda em comparação com a pesquisa anterior.
A boa notícia é que há disposição clara para aumentar os gastos em categorias do segmento alimentar, entre as quais: alimentos frescos (42%), alimentos cultivados localmente (38%), orgânicos (37%), produtos naturais (39%) e café (35%). “Os consumidores estão mais interessados em produtos que consideram mais saudáveis”, analisou Azevedo.
Por outro lado, devem sofrer redução os valores gastos em 2019 com as seguintes categorias: comida enlatada (56% do total), comida congelada (54%), bebidas gaseificadas (54%), confeitaria (53%) e restaurantes de fast-food (52%).
Por Redação SA Varejo – 14/03/2019
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